Karatê

Natalia Brozulatto busca inédito título mundial

Lutadora piracicabana está na Áustria e estreia amanhã (26) na competição

Natalia Brozulatto, campeã dos Jogos Pan-americanos de karatê
Natalia Brozulatto é esperança de medalha em Linz para o Piracicaba (Foto: Geraldo de Paula)

Menos de seis meses após a volta aos tatames, Natalia Brozulatto disputa nesta quarta-feira (26) o Campeonato Mundial, competição mais importante do karatê. O evento acontece em Linz, na Áustria. A lutadora piracicabana busca o título inédito na categoria -68 kg e estreia contra a chinesa Lingling Tang. A vencedora enfrenta a norueguesa Gitte Brunstad, atual vice-campeã do mundo, na segunda fase. Desde o retorno aos treinamentos, após o nascimento do primeiro filho, a atleta tem mostrado evolução no que diz respeito aos resultados, apesar de ainda não chegar aos 100% da capacidade física e técnica.

“É uma fase diferente. Além da gestação, enfrentei algumas lesões também. É claro que penso em vencer, como em qualquer outra competição que disputo, mas tenho consciência do momento que estou vivendo e onde posso chegar. A minha expectativa é lutar bem, colocar em prática aquilo que tenho treinado e, consequentemente, tentar brigar para ir longe”, disse a lutadora, atual campeã dos Jogos Pan-americanos. Apesar do discurso comedido, os últimos resultados de Natalia (Alfia/JF Comercial/Sorvetes Noblita) foram animadores.

Em 2016, a atleta venceu a Copa São Paulo, foi vice-campeã brasileira e ainda conquistou a medalha de bronze na etapa de Fortaleza da Premier League – Liga Mundial de Karatê. Perguntado sobre a dificuldade que a atleta e esposa deve encontrar na primeira luta na Áustria, o técnico de Piracicaba e da seleção brasileira, Diego Spigolon, elogiou a chinesa Lingling Tang. “O esforço que a Natalia fez para chegar aqui foi impressionante e ela não veio para passear. Vi algumas lutas da primeira adversária, que tem um bom jogo e vai nos colocar algumas dificuldades, mas a Natalia é superior e tem grande probabilidade de vencer”, afirmou o técnico.

PROGRAMAÇÃO

Além de Natalia, a equipe Selam/Sport Way/AFPMP/Açaí Mil & Ross/Galileo Grill será representada na Áustria por Hernani Veríssimo (Punok). Sensação da atual temporada com nove títulos conquistados em nove competições disputadas, entre eles Pan-americano, Sul-americano e Liga Mundial, o atleta luta apenas na sexta-feira (28). Hernani foi convocado para defender o Brasil no torneio de equipes – o sistema de disputa é o seguinte: cada país escala cinco lutadores, independente do peso. Os confrontos são eliminatórios no sistema melhor de três.

Início