Futebol

Na Copinha, XV nunca estreou vencendo em casa

Nhô Quim recebe o Juventus dia 2 pela Copa Paulista; histórico é negativo

Torcida Uniformizada Esquadrão
Jogando em casa, o XV nunca estreou com vitória na Copa Paulista (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

O XV de Piracicaba estreia na Copa Paulista contra o Juventus tentando quebrar a sina que persegue o clube desde que a competição ainda recebia o nome de Copa Federação Paulista de Futebol, em 2003. Sempre que estreia em casa, o time piracicabano não vence na primeira rodada. O time dirigido pelo técnico Cléber Gaúcho inicia a campanha deste ano contra o Moleque Travesso no dia 2 de julho, sábado, às 16h, no estádio Barão da Serra Negra. As duas equipes estão no Grupo 3, ao lado de Bragantino, Ituano, Paulista, Red Bull e São Paulo.

A primeira vez que o Nhô Quim abriu a competição em casa aconteceu em 2003, na derrota sofrida para o Santo André por 1×0. Em 2005, o time piracicabano empatou sem gols contra o Rio Claro. O placar se repetiu em 2009, quando XV de Piracicaba e Batatais se enfrentaram no Barão da Serra Negra pela primeira rodada da Copa Paulista. Três anos mais tarde, o Alvinegro perdeu em casa para o Paulista de Jundiaí pela contagem mínima. Nas últimas três edições, o XV começou o torneio na condição de visitante.

FAVORÁVEL

O retrospecto em estreias fora de casa, aliás, é bastante favorável. Exceção feita ao ano passado, quando o elenco comandado por Betão e mais tarde por Claudinho Batista se despediu da competição sem vencer um jogo sequer, o XV de Piracicaba perdeu apenas para o União São João, em 2006 e 2010, as duas vezes em Araras e pelo placar de 1×0 – em 2015, a derrota foi por 2×1 para o Rio Branco. Nas outras edições, desde 2003, foram cinco vitórias (Itapirense, Paulista, São Paulo, Sertãozinho e União Barbarense) e um empate (Comercial).

Início