Corpo & Mente

Mude seu treino

Mude seu treino - Coluna Evandro Delamuta

É comum o erro de permanecer com o mesmo treino durante muito tempo. No máximo, você deve trocar o treinamento a cada oito semanas. Após o período, o organismo estará mais adaptado e os resultados serão menores. Mas, trocar o treino é só trocar os exercícios? Não. Variar os exercícios também é uma forma de ‘mudar’ o treino, porém, é possível manter os mesmos exercícios e alternar as variáveis.

O que seriam essas variáveis? O tempo de descanso entre as séries, o volume e a quantidade de séries e repetições, a velocidade com que você executa os movimentos. É importante considerar as ações musculares – ações concêntricas, excêntricas, isométricas – e a ordem dos exercícios. Isso serve tanto para os iniciantes quanto para os avançados. A frequência semanal e a regularidade no treinamento são essenciais. Para quem está iniciando, três vezes por semana serão suficientes para que os estímulos e as adaptações necessárias ocorram, mas, se for possível treinar mais vezes, os resultados e adaptações serão mais rápidos e melhores.

Para quem está iniciando, três vezes por semana serão suficientes para que as adaptações necessárias ocorram

Se você está treinando há algum tempo e não percebe mudanças no corpo, fique atento, pois a estratégia e os objetivos podem não estar alinhados. A estratégia envolve uma dieta balanceada, a periodização e a prescrição de um programa de treinamento. Mas, também há casos que estão relacionados a alterações hormonais – é fundamental, portanto, o acompanhamento de um médico do esporte.

Para quem está pensando em ter uma vida mais saudável e pretende começar um programa de exercícios físicos, fazer um check-up antes é indispensável, pois caso seja identificada alguma patologia, o treino será adequado às restrições. Para montar um treino específico, procure a ajuda de um personal trainer ou educador físico, e lembre-se que não é só a academia que irá resolver o problema – uma dieta balanceada é fundamental para alcançar os resultados.

Evandro Delamuta é personal trainer

Início