Futebol

Morre Canavarros, jogador do XV de Piracicaba

Óbito aconteceu nesta segunda-feira, uma semana após a parada cardíaca

Morre Claudio Canavarros
A morte cerebral do jogador aconteceu na manhã desta segunda-feira (Foto: Divulgação)

O lateral-direito Cláudio Canavarros, do XV de Piracicaba, teve confirmada a morte cerebral na manhã desta segunda-feira (01). O óbito aconteceu às 9h. O jogador estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Emcor (Emergência do Coração) em estado grave. De acordo com a nota divulgada pelo clube, o processo teve início às 14h30 de ontem (31), “quando vários exames foram realizados em atendimento às exigências do protocolo de morte encefálica”. A causa ainda é investigada pelos médicos. Canavarros tinha 21 anos e aguardava o nascimento do primeiro filho.

Canavarros tinha 21 anos e aguardava o nascimento do primeiro filho

O jogador sofreu uma parada cardíaca exatamente uma semana atrás. Canavarros caiu no gramado do estádio Barão da Serra Negra durante o treino, mas naquele momento ainda havia pulso, segundo o departamento médico do clube. A parada cardíaca ocorreu no caminho entre o estádio e a Santa Casa, onde o lateral foi inicialmente internado. O médico do XV, José Roberto Alleoni, afirmou que não havia lesões no coração do atleta. A parada cardíaca, no entanto, causou um edema cerebral.

Na quarta-feira passada, Canavarros foi submetido a uma cirurgia de crânio para implante de um cateter frontal, medida tomada para monitorizar a pressão intracraniana. “Houve um inchaço cerebral, é algo progressivo, pode piorar no quarto ou quinto dia. Implantamos um cateter para medir essa pressão. A causa do edema é a parada cardiorrespiratória”, afirmou ao LÍDER o neurologista e neurocirurgião Ary Marconi Júnior, responsável pelo implante do cateter. Na ocasião, o quadro era praticamente ‘irreversível’.

Canavarros chegou ao XV após disputar a Série D do Campeonato Brasileiro pelo Internacional de Lages-SC. Revelado pelo Santos, o lateral-direito também passou pelas categorias de base do Grêmio. O corpo do jogador será enterrado em Dourados (MS), cidade em que o atleta nasceu – a data ainda não foi confirmada pelo clube piracicabano. A família deve autorizar a doação dos órgãos do jogador. Confira a nota oficial divulgada pelo XV:

NOTA OFICIAL

Por meio de sua Unidade Coronariana (UCO), a Santa Casa de Piracicaba informa que o atleta do XV de Piracicaba, Cláudio Canavarros de Freitas, 21, lamentavelmente, teve comprovado o diagnóstico de morte encefálica às 9h desta segunda-feira, dia 1º. Ele sofreu mal-súbito durante o treino do último dia 25 de janeiro.

De acordo com o cardiologista Humberto Passos e com o neurocirurgião Ary Marconi, médicos que acompanhavam o atleta no período de internação hospitalar, o processo teve início às 14h30 de domingo (31), quando vários exames foram realizados em atendimento às exigências do protocolo de morte encefálica.

A família foi contatada e orientada pela equipe médica e pela Comissão Intrahospitalar de  Doação de Órgãos da Santa Casa (CIHDOTT), devendo se manifestar sobre esta possibilidade ainda hoje. O Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba lamenta profundamente o ocorrido e informa que encontra-se em luto. O Alvinegro ressalta que está ao lado da família do jogador nesse momento, dando total apoio a todos.

Início