Lutas

Jampa encerra ano com títulos em 3 modalidades

Lutador piracicabano diz que 2016 foi positivo e já faz planos para ano que vem

Jampa já pensa em 2017: mudança de treino e foco no full contact (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

Mudança de categoria, títulos internacionais e cinturões em duas modalidades diferentes. O ano de 2016 foi em ritmo alucinante para o lutador piracicabano Jampa Leibholz, mas a avaliação é positiva. Após quase dois anos sem lutar, período em que passou a ser pai, o atleta estreou no full contact em outubro de 2015, na Copa do Brasil, em Niterói (RJ). De lá para cá, Jampa passou a repetir uma cena: subir ao pódio para receber a medalha de ouro. “Foi um ano bastante positivo. Ganhei dois títulos internacionais, venci Copa do Brasil, Paulista e Brasileiro, e consegui dois cinturões, no muay thai e kickboxing. Além disso, os atletas da academia competiram bastante, mantiveram um ritmo bom”, afirmou.

Jampa encerrou o ano com cinturões e conquistas em três modalidades de luta: talento

Lidar com diferentes modalidades não é novidade para Jampa. Em junho, o atleta viajou ao Equador para o Pacífico Open de Kickboxing e voltou para casa com duas medalhas de ouro no peito: full contact e kick lights. “Eu luto para me superar, treinar mais, enxergar os erros e ver onde posso melhor. Nunca liguei muito para vitória ou derrota; minha maior motivação é vencer as minhas dificuldades”, resumiu Jampa, que além de atleta, é responsável pela equipe de competição da academia Chock Dee, professor em outras duas academias, e ainda divide o tempo com a faculdade de educação física e a família.

Com o calendário ‘apertado’ no segundo semestre, o piracicabano fechou com chave de ouro a ‘maratona’ de competições que disputou. Na Copa do Brasil de kickboxing, o atleta medalhou nas três categorias que disputou em São Paulo. Jampa, que é faixa preta, foi campeão full contact (ringue), vice-campeão kick light e ainda trouxe para casa a medalha de bronze light contact (tatame) na competição nacional. “Eu mudei de categoria ao longo da temporada, subi de 57 kg para 60 kg, e também estreei no tatame. O foco agora é treinar bem em 2017, mudar algumas coisas no treinamento. Vou me manter no full contact,  no ringue e no tatame”, afirmou.

Além do kickboxing e do muay thai, o lutador também completou o ciclo vitorioso no boxe chinês. Com duas vitórias por nocaute, a segunda delas em apenas sete segundos de luta, Jampa conquistou o título do Campeonato Paulista da modalidade, competição organizada pela FPKP (Federação Paulista de Kuoshu Tradicional). No Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o piracicabano participou do GP válido pela categoria 60 kg avançado. Jampa derrotou Douglas Oliveira nas semifinais e passou por Franck Roberto na decisão, garantindo o título estadual.

O grande momento do ano, porém, chegaria em outubro, no México, com o título do Campeonato Pan-americano. A competição foi disputada em Cancún e encerrou o calendário internacional da temporada. Emocionado, Jampa subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria full contact (-60 kg) faixa preta. O lutador da academia Chock Dee disse que a luta que decidiu o título foi a mais difícil que fez ao longo da carreira. “Foi sem dúvidas a luta mais dura e mais bonita que já fiz em minha vida. O esporte me proporcionou a ir à lugares imagináveis, fez eu mudar de vida”, contou.

VISITA

Além das competições, a academia Chock Dee recebeu na última semana duas visitas ilustres: os lutadores tailandeses Thongrop Sit Petchalugan e Nuch Camp, atletas de muay thai. “Eles estão fazendo vários seminários no Brasil e, como temos um amigo em comum, resolveram ficar alguns dias aqui e treino conosco na academia. Foi importante, pois eles trouxeram novidades para os alunos, deu para ‘atualizar’ a turma. Eles devem voltar provavelmente no primeiro trimestre de 2017. Como estamos disputando várias modalidades, a adaptação é fundamental”, completou Jampa. A academia Chock Dee está localizada à rua 13 de maio, 474, Centro. Mais informações pelo telefone (19) 3042.8099 ou pelo site www.academiachockdee.com.br.

Início