Jiu-Jitsu

Irmãos Borges são campeões sul-americanos

Felipe e Rafael Borges conquistam título continental inédito no Rio de Janeiro

Rafael Borges, atleta de jiu-jitsu de Piracicaba - Projeto Generoso BJJ
Rafael Borges, satisfeito: 'Eu estou muito feliz com os resultados, é incrível' (Foto: E-Photo/Divulgação)

Dois atletas trouxeram para Piracicaba o título do Campeonato Sul-Americano de Crianças, competição organizada pela IBJJF (sigla em inglês para Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro). No último fim de semana, os irmãos Felipe e Rafael Borges subiram ao lugar mais alto do pódio montado no Tijuca Tênis Club, no Rio de Janeiro, cidade que sediou o evento. Foi o primeiro título internacional de 2017 para a dupla piracicabana, que integra a GF Team e revelada na Casa do Hip Hop sob comando do treinador André Cavalcante.

“Estou sem palavras, muito feliz pelo resultado. Hoje consegui o lugar mais alto do pódio novamente e isso é incrível”, disse Rafael Borges. Assim como o irmão, ele iniciou o ano no Circuito Paulista, em Barueri. Felipe conquistou o título, enquanto Rafael ficou com o bronze após ser eliminado nas semifinais. No Campeonato Regional, realizado em Osasco, Rafael foi prata e Felipe voltou ao lugar mais alto do pódio. A dupla ainda fechou o Campeonato Paulinense de Jiu-Jitsu com 100% de aproveitamento após vencer seis lutas: foram três combates para cada atleta.

BRASILEIRO

No Campeonato Brasileiro organizado pela CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu), Felipe foi impecável e conquistou o título da categoria infantil 1 médio (faixa amarela). Rafael, porém, acabou desclassificado na decisão após aplicar uma posição inválida para a categoria infanto-juvenil 1 meio-pesado (faixa laranja). O golpe ilegal aconteceu quando o piracicabano estava vencendo o combate, o que deixou a eliminação com sabor ainda mais dramático para o lutador.

Na sequência, porém, Rafael Borges deu sinais de estar completamente recuperado: com autoridade, venceu as duas lutas que fez e colocou no peito mais uma medalha de ouro estadual. O último resultado da dupla foi conquistado no último fim de semana, quando houve a disputa do Desafio OSS. Felipe venceu as três lutas casadas que participou e garantiu o ouro, enquanto o irmão finalizou os dois adversários que enfrentou para chegar novamente ao lugar mais desejado do pódio.

Início