Basquete

Invicto, XV joga em casa por vaga na final da Liga

Time dirigido pelo técnico Ariel Rodrigues enfrenta Caieiras no Clube de Campo

Ana Paula, jogadora de basquete do XV de Piracicaba
Ana Paula é a principal referência de ataque do time piracicabano (Foto: Adilson Zavarize/Divulgação)

XV de Piracicaba e Caieiras decidem nesta quarta-feira (16), às 20h30, no Ginásio Poliesportivo do Clube de Campo de Piracicaba, uma vaga para a final da Liga ARB (Associação Regional de Basquete). A semifinal, realizada em jogo único, acontece no CCP em virtude da troca de piso do Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. Com 100% de aproveitamento na fase de classificação, o time piracicabano não disputa uma partida oficial pela Liga ARB desde o dia 27 de setembro, quando venceu Araras por 55×19, no encerramento da primeira fase.

“A conquista do campeonato é um objetivo palpável, já que fizemos boas apresentações na primeira fase, mas esses resultados não têm importância se o grupo não conseguir manter o foco para repetir o mesmo desempenho na fase playoff”, disse o técnico Ariel Rodrigues, que está confiante para a semifinal. “A proposta é manter o bom posicionamento do sistema defensivo e abrir as chances para os contra-ataques. Se mantivermos a estratégia, creio que será difícil ter alguma dificuldade diante de Caieiras”, opinou.

Na outra semifinal, Santa Bárbara d’Oeste enfrenta Itapira. O confronto acontece dia 19 de novembro, em Santa Bárbara. Para dar ritmo de jogo ao elenco, o Nhô Quim enfrentou o Corinthians no dia 1º, em Americana, no Ginásio de Esportes Mario Antonucci. O clube da capital venceu o confronto por 91×57, com a parcial de 40×27 no intervalo. A pivô Ana Paula foi o destaque do XV, com 14 pontos. O adversário está em fase de preparação para o Campeonato Brasileiro da LBF (Liga de Basquete Feminino).

RETROSPECTO

O elenco alvinegro encerrou a fase classificatória em primeiro lugar com 20 pontos ganhos – foram dez partidas e dez vitórias conquistadas. Nos dois jogos em que enfrentou Caieiras, o XV teve facilidade para vencer. Na terceira rodada, fora de casa, o Nhô Quim superou o adversário pelo placar de 67×36, no Ginásio Municipal Nelson Bonfim. Pelo returno, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, a superioridade foi ainda maior: 74×24 para a equipe de Ariel Rodrigues.

Início