Taekwondo

Hellorayne faz intercâmbio com seleção francesa

Atleta de Piracicaba defende vaga de titular da seleção brasileira em seletiva

Hellorayne Paiva, atleta de taekwondo da Dojan Nippon
Hellorayne Paiva foi atleta titular da seleção em seis dos últimos oito anos (Foto: Líder Esportes)

Atleta militar da Marinha do Brasil e titular da seleção em seis dos últimos oito anos na categoria mundial +73 kg, Hellorayne Paiva está no Rio de Janeiro, onde participa desde a última terça-feira (23) de um intercâmbio com lutadores da seleção francesa. A atividade acontece nas dependências da Escola de Educação Física do Exército e serve como preparatória para a Seletiva Fechada, marcada entre os dias 18 e 20 de março, em Vitória (ES).

Guilherme Félix chegou hoje ao Rio de Janeiro para participar do intercâmbio

O período de intercâmbio termina amanhã (27). Como disputa uma categoria que não está entre as quatro escolhidas pela CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo) para representar o país nos Jogos Olímpicos, Hellorayne defende na seletiva a vaga de titular na seleção brasileira. No Espírito Santo, a atleta de Piracicaba enfrenta cinco adversárias: Gabriela Siqueira, Érica Ferreira, Natala Kelly, Iris Danielly e Vanessa Messina – o vencedor garante o posto de titular e vai ao Campeonato Pan-americano da modalidade.

“Tenho que vencer para me manter na seleção brasileira e sei das minhas responsabilidades. A Gabriele Siqueira  (atual reserva de Hellorayne) também está muito bem, será uma adversária complicada, digo isso sem menosprezar as outras meninas. Mas, pelo fato de eu ser titular, dá para dizer que a vitória é quase uma obrigação, sim”, afirmou a atleta, que treina no Centro de Alto Rendimento Dojan Nippon.

Em relação ao intercâmbio com os franceses, Hellorayne classificou o contato como ‘produtivo’ para a sequência do trabalho. “Os treinos são ótimos, estou treinando com atletas olímpicos e que já medalharam em mundiais. Aqui (Rio de Janeiro), tem quatro franceses já classificados para as Olimpíadas. A troca de informação é muito boa para a seletiva de março, dá para tirar um parâmetro onde estou errando”, completou a atleta.

MUDANÇA

Candidato à vaga olímpica na categoria +80 kg, Guilherme Félix chegou hoje (26) ao Rio de Janeiro para treinar com a seleção francesa masculina de taekwondo. Melhor brasileiro no ranking olímpico da divisão, o atleta de Piracicaba vai enfrentar André Bília (primeiro colocado no Grand Slam 2015 -80 kg) e Maicon Andrade (primeiro colocado no Grand Slam 2015 +87 kg) por uma vaga nos Jogos Olímpicos. A data da seletiva, porém, segue sendo uma incógnita. A CBTKD já mudou duas vezes o calendário e, caso não haja outro imprevisto, a segunda etapa da Seletiva Olímpica Fechada vai acontecer dia 20 de março, em Vitória (ES).

Início