Judô

Heisei entrega faixas, faz evento e se apresenta

Fim de semana será repleto de atividades para equipe piracicabana de judô

Beninho Mattos, técnico da equipe de judô Heisei
Beninho Mattos valoriza mais do que a competitividade no judô (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

A academia Heisei/Atmosphera realiza dois eventos neste fim de semana. As atividades começam sábado (24), quando será feita a entrega de faixas para alunos de quatro turmas, com idade a partir de 4 anos, que participaram da graduação semestral. No mesmo dia, será realizada a 5ª Copa Cristóvão Colombo & Heisei de Judô, que completa a programação marcada para começar às 9h no ginásio de esportes do clube Cristóvão Colombo. No domingo (25), a academia se apresenta às 13h20 na Praça José Bonifácio durante a Festa Oriental Japão na Praça, promovida pelo Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba.

A competição interna agendada para sábado, de acordo com o professor Rene Mattos, serve como interação e iniciação dos alunos no aspecto da competitividade. “Em primeiro lugar, o objetivo é interagir as turmas. Nós procuramos todo mês fazer atividades envolvendo todo mundo, criarmos vínculo. Além disso, quando uma criança inicia no judô, pode não estar preparada para participar de uma competição fora da cidade. O campeonato interno é uma maneira de vivenciar o ambiente de competição de forma controlada”, disse.

VIVÊNCIA

“Elas (crianças) poderão ver como é uma disputa com árbitro e placar, é um momento de se desinibir diante de plateia, mas sem pressão. Para eles, é positivo”, afirmou Rene. O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público, inclusive para não-associados ao clube Cristóvão Colombo. A previsão é de que o encerramento aconteça ao meio-dia. “Além disso, trabalhamos a parte física, de coordenação motora, organização e disciplina. O judô contribui para a formação da pessoa”, disse o técnico da Heisei, Beninho Mattos.

No domingo, o grupo se apresenta com objetivo de difundir o esporte em atividade na Praça José Bonifácio que integra a programação Festa Oriental Japão na Praça. “É muito importante poder mostrar o judô não apenas como um esporte de luta, mas mostrar a filosofia com a qual trabalhamos. As atividades permitem mostrar, por exemplo, que as crianças podem praticar o esporte e quais os benefícios que elas podem ter na formação. E não só crianças, mas qualquer pessoa, seja ela adolescente ou adulta. Além disso, trabalhamos a parte física, de coordenação motora, organização e disciplina. O judô contribui para a formação da pessoa”, finalizou Beninho.

Início