Taekwondo

Guilherme Félix inicia busca por vaga olímpica

Atleta de Piracicaba disputa a primeira etapa da Seletiva Olímpica Fechada

O atleta de taekwondo Guilherme Félix e o treinador Frederico Mitooka, do CAR Dojan Nippon
Guilherme Félix ao lado do técnico Fred Mitooka: esperança olímpica (Foto: Líder Esportes)

Campeão pan-americano, Guilherme Félix tem compromisso importante neste domingo (17), em Santos. O atleta de Piracicaba disputa a primeira Seletiva Olímpica Fechada, evento que define a equipe brasileira de taekwondo para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, nas categorias feminino -49 kg e -57 kg; e masculino -58 kg e +80 kg. A competição será realizada na Arena Santos, com abertura às 9h e término previsto para as 16h. Ao todo, 19 lutadores participam da seletiva.

Guilherme Félix tem quatro adversários entre os pesos pesados (+80 kg). O atleta da equipe piracicabana Dojan Nippon garantiu a vaga para o torneio pelo ranking olímpico – ele é o melhor brasileiro na lista. Félix tem como oponentes André Bilia  (primeiro colocado no Grand Slam 2015 -80 kg), John Lee (primeiro colocado no Grand Slam 2015 -87 kg), Maicon Andrade (primeiro colocado no Grand Slam 2015 +87 kg) e Ícaro Miguel Soares (primeiro colocado na seletiva aberta +80 kg).

REGULAMENTO

Os três melhores atletas de cada categoria se classificam para a segunda seletiva olímpica fechada, que será realizada em fevereiro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o titular (campeão) e os reservas da seleção olímpica serão definidos e o Brasil conhecerá os atletas que representarão o taekwondo nos Jogos Olímpicos de 2016. – excepcionalmente, na categoria feminino -49 kg, a titular já está definida: Iris Tang Sing, que garantiu a vaga pelo ranking olímpico.

Início