Ciclismo

Green supera crise financeira e fatura 4 pratas

Aos 41 anos, Marcos Novello dá show no Campeonato Brasileiro de Pista

Marcos Novello, ciclista da equipe Green Piracicaba
Marcos Novello: resultados devem ser bastante comemorados (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

A Green Piracicaba voltou a se destacar em uma competição de peso no cenário nacional do ciclismo.  No último fim de semana, foi encerrado em Indaiatuba o Campeonato Brasileiro de Pista, evento que reuniu as provas de 4×4000 (perseguição por equipes), velocidade olímpica, madison e omniun. As provas de scratch e contrarrelógio, que integram o calendário mundial mas não estão inseridas nos Jogos Olímpicos, completaram a programação. Apesar da crise financeira que assola o esporte local, a equipe piracicabana voltou para casa com quatro medalhas de prata.

Aos 41 anos, Marcos Novello sagrou-se vice-campeão nacional na scratch e ainda formou a dupla segunda colocada na madison ao lado de Glauber Nascimento. As outras duas medalhas de prata conquistadas pela Green Piracicaba tiveram participação de João Vitor da Silva, que obteve o vice nas provas de KM e velocidade. Glauber Nascimento ficou em quarto lugar na omniun e repetiu a posição ao lado de João Vitor e Rodrigo Lopes na velocidade olímpica. A equipe ainda registrou duas quintas colocações e um sexto lugar na disputa 4×400.

AVALIAÇÃO

A performance do grupo deixou Novello bastante satisfeito, sobretudo pelas dificuldades financeiras enfrentadas nesta temporada. Em janeiro, entrou em vigor o marco regulatório do terceiro setor (Lei Federal 13.019/2014), que prevê a celebração de chamamento público, e resultou no congelamento da verba repassada anualmente pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). As entidades locais dependiam do ‘convênio’ com a Pasta para pagar os esportistas. Assim, os atletas, dirigentes e treinadores estão desde o início de 2017 sem ‘salários’.

“O saldo do campeonato foi fantástico. Estivemos na disputa em todas as provas que participamos. Dentro do atual momento financeiro da equipe, ter conseguido quatro medalhas de prata em um campeonato de alto nível como foi neste ano, só mostra a tremenda qualidade, profissionalismo e dedicação de nossos atletas. Compartilho os resultados com os amigos que ajudaram para que a equipe pudesse seguir em 2017, frente às dificuldades. Valeu a confiança depositada por eles em nosso trabalho”, finalizou Novello.

Início