Tiro com Arco

Gibi vai em busca de classificação para Mundial

Comandante da equipe Arqueria Piracicaba está convocado para seletivas

Gibi Fernandes, atleta de tiro com arco de Piracicaba
Gibi Fernandes, de Piracicaba, busca uma vaga no Mundial deste ano (Foto: Arquivo Pessoal)

Gibi Fernandes, comandante da equipe Arqueria Piracicaba/Selam, tentará um lugar na Copa do Mundo de Tiro com Arco em 2016. O atleta está focado nesse objetivo desde dezembro, quando foi chamado pela CBTARCO (Confederação Brasileira de Tiro com Arco) para a disputa das seletivas. A convocação inclui três eventos, que são classificatórios para diferentes fases do Mundial. O primeiro deles será realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro, na cidade de São Paulo.

O torneio na capital paulista vale duas vagas para a etapa do Mundial em Medellín, na Colômbia, e outros três lugares no Campeonato das Américas, em San José, na Costa Rica. A competição mundial acontecerá de 10 a 15 de maio, enquanto o certame pan-americano ocorrerá entre 24 e 30 de junho. Caso os vencedores da seletiva não atinjam os índices estabelecidos, a comissão técnica terá a opção de levar ou não os atletas à Copa do Mundo – isso não se aplica quanto à classificação para o Campeonato das Américas.

Gibi representará o Círculo Militar de Campinas na seletiva. “Se fui escolhido, acho que o Círculo Militar de Campinas, onde treino hoje, acredita que exista possibilidade (de classificação), pois daqui (de Piracicaba) somente eu fui convocado”, disse o arqueiro, que se prepara com o treinador e atleta Marcos Bortoloto, campeão sul-americano e aspirante a uma vaga para as Olimpíadas. Para Gibi, o fato de praticar com Bortoloto favorece também a modalidade em Piracicaba.

“Para mim, é o máximo ter a oportunidade de ter um técnico que já disputou várias Olimpíadas me auxiliando. Com isso, a chance de criar grandes atletas em Piracicaba fica muito maior”, destacou. O atleta ainda tem outra meta para este ano: receber o Bolsa-Atleta. Para isso, ele teria que ficar entre os três primeiros do ranking nacional no fim da temporada. “São três ou quatro provas por mês, sempre acumulando pontos”, informou.

CALENDÁRIO

As outras duas seletivas para o Mundial serão sediadas em Goiânia (GO), nos dias 23 e 24 de abril, e em Belo Horizonte (MG), de 16 a 17 de julho. A primeira dá vaga para a etapa de Antalya, na Turquia, que acontecerá entre os dias 13 e 19 de junho. Já a segunda será classificatória para a quarta fase da Copa do Mundo, marcada para setembro, ainda sem local definido.

Início