Basquete

FPB deve anunciar tabela; XV aguarda definição

Campeonato Paulista masculino deve começar no dia 9 de julho com clássico

Leonardo de Camargo, preparador físico do time masculino de basquete do XV de Piracicaba
Leonardo Camargo segue na comissão técnica do XV de Piracicaba (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

A tabela da divisão especial do Campeonato Paulista de ser anunciada na próxima sexta-feira (17), data em que está agendada uma reunião entre dirigentes e representantes de cada equipe na sede da FPB (Federação Paulista de Basquete), em São Paulo. Em nota, a entidade diz que o encontro será conduzido pelo presidente Enyo Correia, que “debaterá, de forma democrática […] os assuntos pendentes de encontros anteriores, visando definir tudo sobre o Estadual masculino”.

A FPB espera que o clássico entre Corinthians e Palmeiras abra o Campeonato Paulista. A ideia de promover o duelo na primeira rodada foi debatida em maio, também em reunião realizada na capital paulista. Na ocasião, a abertura da competição estava prevista inicialmente para o mês de maio, mas foi adiada para o dia 9 de julho, provavelmente com dérbi no Ginásio do Ibirapuera. A mudança no calendário alterou os planos do XV de Piracicaba, que estreia em 2016 nos Jogos Regionais.

Para movimentar o elenco, a comissão técnica do time piracicabano agendou três amistosos – o Alvinegro venceu a seleção do Chile, um combinado de equipes universitárias dos Estados Unidos e a representação de Jundiaí. No período, houve mudança de comando: Baiano virou gerente técnico e o sérvio Dusan Radivojevic assumiu o cargo de treinador. “Após três semanas de treinamento intensivo, todos os atletas tiveram chances de entrar em quadra”, disse o técnico estrangeiro.

REGULAMENTO

A divisão especial do Campeonato Paulista 2016 deve ser disputada por 14 equipes – 13 confirmaram presença na reunião em maio, enquanto o Corinthians aguardava o acerto com patrocinadores para oficializar a participação. Na primeira fase, serão disputadas 13 rodadas em turno único, com o mando de quadra sorteado pela FPB. Os 12 melhores se classificam para a segunda fase, que será disputada em quatro triangulares com sedes fixas. As duas primeiras equipes de cada triangular avançam – a FPB ainda não definiu se o sistema será o playoff ou dois quadrangulares.

Início