Automobilismo

Fórmula Vee marca vitória da juventude no ECPA

Argentino de 18 anos e amazonense de 19 conquistam triunfo em Piracicaba

Gabriel Silva, piloto de Fórmula Vee
Gabriel Silva conquistou a primeira vitória da carreira na Fórmula Vee (Foto: Claudio Larangeira/FVee)

A Fórmula Vee 2017 registrou no último sábado (15), em Piracicaba, duas vitórias de pilotos jovens nas baterias disputadas no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). O amazonense Gabriel Silva, de 19 anos, e o argentino Francisco Laborda, 18, foram os vencedores das corridas que abriram a temporada no interior paulista. A próxima etapa da competição está marcada para o dia 24 de junho.

Na primeira prova que disputou pela categoria, o argentino Laborda surpreendeu pelo estilo agressivo, sem cometer erros. O estrangeiro ainda foi favorecido pela quebra do carro de Gabriel Silva, por problema elétrico, quando liderava com folga a três voltas do final. Laborda é apontado como uma das revelações do automobilismo argentino. No ano passado, ele foi vice-campeão da Fórmula A, categoria semelhante à FVee. Nascido em Buenos Aires, ele vive em Americana.

Na segunda bateria, o triunfo foi do amazonense Gabriel Silva. Como não conseguiu completar a primeira prova, ele largou em último lugar. Na segunda volta, porém, já ocupava a segunda colocação. Na quarta volta, Silva assumiu a ponta ao ultrapassar Laborda na reta principal do autódromo de Piracicaba. “Foi uma vitória fantástica”, definiu Wilsinho Fittipaldi, consultor Fórmula Vee. Gabriel Silva vem se destacando na categoria em 2017. Nas quatro provas anteriores, ele havia conquistado três segundos lugares e um terceiro.

“Estava ansioso para chegar a primeira vitória. Vinha trabalhando muito para isso. Foi uma pena o problema na primeira bateria, mas depois deu tudo certo. Foi como tirar um peso enorme das costas”, disse o amazonense. Com o primeiro e o segundo lugares, Laborda assumiu a liderança da classificação geral válida pela Copa ECPA de Velocidade, que terá ao todo cinco etapas. Alberto Otazú é o segundo colocado, após conquistar ficar em segundo e terceiro lugares. Gabriel Silva completa a lista dos três primeiros na tabela de classificação.

Início