Muay Thai

Exame de graduação fecha ano positivo, diz Bueno

Atividade foi realizada no ginásio municipal em Rio das Pedras com 78 alunos

Exame de graduação - Inside Lukas Bueno
Lukas Bueno: sonho realizado e missão cumprida na temporada 2016 (Foto: Divulgação)

O fechamento da temporada 2016 para a equipe Inside Lukas Bueno aconteceu na última terça-feira (13), no ginásio municipal de Rio das Pedras. Na ocasião, 78 alunos de Capivari, Piracicaba e Rio das Pedras participaram do exame de graduação sob chancela da CBMT-BT (Confederação Brasileira de Muay Thai e Boxe Tailandês). “Foi realmente muito bom. Nós tivemos crianças de 7 anos e pessoas com idade mais avançada, de 58 anos. São várias gerações em um tatame só. Realizar o exame no ginásio municipal é um sonho que eu tinha”, contou o treinador Lukas Bueno.

A graduação acontece três vezes ao ano: uma geral em abril e outra geral final do ano, intercaladas por uma avaliação destinada aos iniciantes. Nas gerais, consideradas mais importantes, se gradua desde a branca ponta vermelha à ponta azul escuro, último grau concedido nas academias. As graduações para azul escuro, ponta preta e preta, consideradas graus de responsabilidade, são feitas apenas em Bragança Paulista, matriz da equipe Inside. “Graças a Deus, mesmo com as circunstâncias de muito desemprego e dificuldade financeira, conseguimos graduar 78 alunos”, afirmou o técnico.

POSITIVO

Em 2016, a equipe Inside Lukas Bueno teve de abrir mais espaço nas prateleiras para colocar os troféus conquistados ao longo da temporada. De cara, foram três títulos em Rio das Pedras na segunda edição do KFC Strikers, com Fernando Nicolau (categoria -73 kg), Jeferson Vieira (-57 kg) e Pedro Severino (-60 kg). Mesmo com um grupo pouco experiente, a equipe Inside Lukas Bueno voltou do Campeonato Paulista com quatro vice-campeonatos. A equipe ainda fechou o X-Fighters com 100% de aproveitamento – Kleber Henrique e Gedálio Lima venceram suas lutas.

Além deles, destaque para Fernanda Mariano, que conquistou em São Paulo o título do Campeonato Brasileiro de Muay Thai. Natural de Belém (PA), Marlon Rosário foi o principal nome da equipe piracicabana no Campeonato Regional de Muay Thai. O ano marcou ainda o retorno de Lukas Bueno, que após três anos voltou a lutar. O vice-campeonato na categoria 78 kg do Campeonato Paulist arrancou elogios da organização do evento. “Foi uma guerra, mas estou muito contente de voltar a competir em uma competição deste nível”, avaliou na época.

Exame de graduação - Inside Lukas Bueno

O exame para graduação foi realizado no ginásio municipal, em Rio das Pedras (Foto: Divulgação)

Início