Aikidô

Encontro recebe 350 pessoas em Piracicaba

Segunda edição do evento foi realizada no último fim de semana na Esalq

Encontro de Amigos - Seminário de Aikidô Vu Ha Sensei
A presença de Vu Ha Sensei foi uma das surpresas do Encontro de Amigos (Foto: Aikido Brasil/Divulgação)

O Ginásio de Esportes da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) recebeu no último fim de semana o 2º Encontro de Amigos & Seminário de Aikidô, evento organizado pela União Brasileira de Aikidô e com apoio da Escola Aiki Kaizen de Piracicaba. A atividade reuniu nove professores, além dos convidados especiais Carlos Eduardo Dutra, sensei do Aikido da Vila, e Vu Ha Sensei, responsável pelo Boston Aikikai, ambos 6º dan. Ao longo dos dois dias de seminário, mais de 350 pessoas participaram entre inscritos e público.

“O evento registrou crescimento de 25% em relação ao ano passado. Mais pessoas se interessaram pela proposta e aqueles que vieram em 2016, voltaram”, resumiu o professor Roney Antonio Rodrigues Filho, idealizador da Escola Aiki Kaizen ao lado de Luciano van den Broek. “No ano de 2017, o aikidô comemora 30 anos na nossa cidade, por isso fizemos questão de realizar o evento onde ele nasceu, no ginásio da Esalq. É importante reunir e trocar experiências, fortalecer cada vez mais o laço de amizade. O aikidô é uma comunidade mundial e precisamos estar juntos”, completou.

PARTICIPANTES

O seminário contou com praticantes de Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Além da capital paulista e anfitriã Piracicaba, o Estado de São Paulo foi representado pelas cidades de Adamantina, Araraquara, Batatais, Campinas, Campos de Holambra, Cotia, Limeira, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Taubaté.

“Foi um sucesso. Agradecemos o empenho e a dedicação da Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz para que isso se concretizasse. A diretoria não mediu esforços para o feito”, elogiou Roney. Além dele, o encontro teve participação dos professores Clauber Scarparo, Christian Sant’Anna, Daniel Ono, Igor Koga, Leonardo Sodré, Luciano van den Broek, Marcus Caires e Tharso Vieira, que representaram as escolas da Associação Pesquisa de Aikidô, Instituto Aiki, Kobukai e Senshin Dojo, além da Escola Aiki Kaizen Piracicaba.

Início