Opinião

Em boas mãos

Conheço razoavelmente bem o trabalho da ginástica artística em Piracicaba. E posso dizer com tranquilidade que está em boas mãos. Os frutos – que já foram muitos, principalmente nas competições de nível nacional – devem atingir o ápice no próximo ciclo olímpico, com atletas da cidade brigando por vaga nos Jogos de 2020, em Tóquio, no Japão.

Essa é a nossa expectativa caso não haja nenhum empecilho pelo caminho. Isso porque, infelizmente, muitos deixam de lado o sonho de uma carreira na ginástica artística para trabalhar ou para se dedicar exclusivamente aos estudos. Tudo isso devido à falta de uma política séria voltada ao esporte em nosso paísComo repórter, fui poucas vezes à sede da Pira Olímpica, na Vila Rezende, mas pude comprovar o trabalho sério que é feito pelo professor Daniel Biscalchin. Apesar das limitações, que infelizmente são comuns aos chamados esportes amadores, Piracicaba tem de se orgulhar com as inúmeras conquistas dos últimos anos.

Falta de apoio, aliás, que não é novidade nenhuma. Afinal, até o campeão mundial e olímpico nas argolas, o ídolo brasileiro Arthur Zanetti, sofre com a estrutura precária durante seus treinamentos em alto nível. Mas, voltando a falar de nossa cidade, do trabalho na Pira Olímpica surge um novo nome. LÍDER noticiou esta semana que o garoto Diogo Brajão é a mais nova estrela a ser lapidada pelas mãos do técnico Biscalchin.

Com talento inquestionável, Brajão vai disputar o Campeonato Brasileiro juvenil (14 a 17 anos) em setembro. A competição vale como seletiva para o Time Brasil. O plano de carreira é fazer com que o jovem atleta chegue à seleção brasileira ainda neste ano para, quem sabe, brilhar em Tóquio 2020Ficamos na torcida para que dê tudo certo. A começar pela confirmação do técnico Daniel Biscalchin na equipe de arbitragem das Olimpíadas do Rio de Janeiro – ele está cotado para ser um dos juízes. Seria um bom início para essa nova fase da ginástica artística na Noiva da Colina.

Erivan Monteiro é jornalista e cronista esportivo

Início