Automobilismo

ECPA abre a pista para receber as 100 Milhas

O evento local será o maior da história do automobilismo de Piracicaba

2ª etapa Copa ECPA de Velocidade 2016
O autódromo do ECPA recebe a prova 100 Milhas Piracicaba neste fim de semana (Foto: Dilvulgação/ECPA)

O autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) está pronto para receber a 27ª edição das 100 Milhas Piracicaba, que começa nesta sexta-feira (5) com a abertura da pista para treinos livres. O evento é o maior da história do automobilismo local e reúne cinco categorias – Gaiola Tubular, Turismo, Stock Júnior, Fórmula Vee e Clássicos de Competição – além do Campeonato Paulista de Supermoto e exposição de carros antigos.

A corrida principal contempla carros de turismo e gaiolas tubulares em único grid, lado a lado, mas separados por categorias. Haverá ainda uma prova preliminar de 50 milhas, na categoria de Clássicos de Competição – modelos com mais de 30 anos de rodagem. O grid será composto por carros representativos das décadas de 1950, 60 e 70. A atividade homenageia os 249 anos de fundação de Piracicaba, completados dia 1º de agosto, e os 27 anos do ECPA.

A prova 100 Milhas Piracicaba surgiu nos anos de 1960, com uma corrida de kart pelas ruas da cidade, e chegou a contar com a presença de grandes nomes do automobilismo brasileiro, como José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi. “No formato atual, a primeira edição ocorreu em 1984, no bairro Parque Taquaral. Depois disso, em 1990, com a inauguração do ECPA no ano anterior, o evento passou a fazer parte das comemorações de aniversário da cidade, integrando o calendário oficial de eventos do município e do ECPA”, informou Benedito Giannetti Júnior, proprietário do autoclube.

100 Milhas Piracicaba

A prova 100 Milhas Piracicaba surgiu na década de 1960 pelas ruas da cidade (Foto: Arquivo/Marcelo Basso)

A corrida é disputada no circuito de 2.100 metros do ECPA, em um traçado cheio de curvas sinuosas, trechos que alteram altas e baixas velocidades e exigem técnica e perícia dos pilotos. Ao todo, são 78 voltas, totalizando um percurso de 163 quilômetros, completando as 100 milhas. Apesar da prova ser disputada domingo (7), o evento considera dois dias de competições, já que os preparativos começam na véspera, sábado (6), com treinos livres e a tomada de tempo classificatória para a formação do grid de largada.

PROGRAMAÇÃO

No sábado (6) pela manhã, a pista será aberta novamente para os treinos livres em todas as categorias – Clássicos de Competição, Fórmula 1600, Marcas & Pilotos, Stock Júnior e Tubular. Os treinos classificatórios para todas as categorias estão agendadas para o período da tarde, a partir das 13h. Na sequência, às 14h50, tem início as provas válidas pelas categorias Stock Júnior e Fórmula 1600, em duas baterias de 15 e 12 voltas, respectivamente.

No domingo (7), a programação começa às 8h, com o warm-up. A largada para a prova 50 Milhas de Clássicos de Competição está agendada para as 11h. Mais tarde, às 13h, acontece o track day voltado exclusivamente para os carros antigos. Às 14h15, será realizada a abertura do box para as categorias Tubular e Turismo. Por fim, às 15h, será dada a largada para a 27ª edição das 100 Milhas Piracicaba – antes da corrida principal, acontece no kartódromo do ECPA o Supermoto Brasil Cup FPM, Campeonato Paulista de Supermoto.

Início