Opinião

E o XV? Continua consagrando os goleiros…

Na coluna anterior, abordei que o XV de Piracicaba precisava melhorar e não cometer mais erros bobos, como os cometidos em Brusque (SC). Adivinhem quem foi o melhor em campo, de novo, na partida contra o Operário-PR? O goleiro adversário. É impressionante como o gol fica pequeno para o setor ofensivo do XV. Apenas dois gols marcados em três jogos, é pouco para quem quer subir.

Fazendo uma rápida análise sobre as chances de classificação, não restam dúvidas que se o Alvinegro vencer os três jogos que lhe restam na primeira fase, estará classificado, independente de outros resultados. Em caso de tropeço, analisei outras duas possibilidades, e chamo a atenção para algo importante a se pensar: melhorar o saldo de gols, pois pode ser decisivo para a classificação. Com os jogos do Grupo 15 mantendo o mesmo retrospecto, só com vitórias dos mandantes, após seis rodadas todos terão nove pontos. A decisão será por saldo de gols.

A outra hipótese é o XV vencer Brusque-SC e Operário-PR, chegando aos nove pontos. Caso o time catarinense e o paranaense vençam o São Paulo-RS, também chegariam a nove. Seria vantajoso ao Alvinegro, pois enfrentaria o São Paulo-RS já eliminado na última rodada, mas havendo empate nos dois jogos do grupo, XV, Brusque-SC e Operário-PR, chegariam aos dez pontos e as vagas seriam decididas pelo saldo de gols. Não é uma análise mirabolante, é perfeitamente possível acontecer.

Sobre o caso Serginho, mais uma vez o XV de Piracicaba mantém a sua sina. Quando contrata um bom jogador, acontece lesão, má fase, time não encaixa, proposta melhor. É difícil o clube abrir o cofre, mas quando abre, algo sempre dá errado. E agora, o que fazer? Se correr atrás de outro jogador para a posição, a tendência é ele estar apto apenas para a quinta rodada, mas no jogo seguinte o Alex Willian já poderá ser regularizado. Agora só resta torcer e acreditar que a bola vai começar a entrar. Time para subir o XV tem, mas se não melhorar a finalização, cai na primeira fase.

Marcelo Sá é radialista e jornalista na Rádio Jovem Pan News Piracicaba

Início