Ginástica Artística

Diogo Soares garante vaga no Sul-Americano

Piracicabano conquista classificação para Jogos em seletiva no ABC Paulista

Daniel Biscalchin, treinador de ginástica artística da academia Pira Olímpica
O técnico Daniel Biscalchin não escondeu a alegria com o resultado (Foto: Marcelo Germano/Jornal de Piracicaba)

Diogo Soares está classificado para a disputa dos Jogos Sul-Americanos, competição juvenil que acontece de 29 de setembro a 8 de outubro em Santiago, no Chile. A vaga foi alcançada em São Bernardo do Campo, cidade que recebeu a seletiva no último fim de semana. O ginasta piracicabano encerrou a participação em primeiro lugar na classificação geral considerando a soma das notas – foram seis aparelhos na sexta-feira (23) e seis provas no sábado (24). Os quatro primeiros colocados garantiram passagem para o evento internacional. A quinta vaga será definida pelo comitê técnico.

O resultado de Diogo Soares arrancou elogios do treinador Daniel Biscalchin, que não viajará com a seleção brasileira ao Chile. De acordo com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), o clube que tivesse o maior número de atletas entre os classificados, teria o técnico automaticamente convocado para a competição. No ABC Paulista, o Minas Tenis Clube classificou dois ginastas para os Jogos. “O trabalho funcionou e o Diogo foi o melhor atleta, se classificou em primeiro lugar. Feliz por estar dando certo o trabalho, mesmo com pouca estrutura e muitas dificuldades”, disse Biscalchin.

A seletiva foi a primeira competição disputada pelo atleta da academia Pira Olímpica em 2017, que vem treinando desde o início da temporada. Em 2016, Diogo Soares foi campeão sul-americano infantil e juvenil de ginástica artística, quando a competição foi disputada em Cochabamba, na Bolívia. “O Diogo tem enorme potencial, tem condições sim e vamos fazer de tudo para que consiga os objetivos. Os Jogos Sul-Americanos reúnem atletas de todos os esportes, é um evento muito legal e que tem muita importância para nós”, completou Biscalchin.

Início