Ginástica Artística

Diogo estreia em seletiva para Sul-Americano

Atleta viaja para São Bernardo do Campo em busca da vaga para os Jogos

Diogo Brajão Soares, atleta da equipe de ginástica artística de Piracicaba
Diogo Soares busca em São Bernardo do Campo a vaga para o Sul-Americano (Foto: Líder Esportes)

O ginasta piracicabano Diogo Soares viaja nesta quinta-feira (22) para São Bernardo do Campo, cidade que recebe a seletiva juvenil para os Jogos Sul-Americanos. A programação começa com os treinamentos programados para amanhã. Na sexta-feira (23), serão realizadas provas em seis aparelhos, assim como no sábado (24). A classificação final é definida com a soma das notas dos dois dias, sendo que os quatro primeiros colocados garantem vaga para o evento. A quinta vaga será definida pelo comitê técnico. Os Jogos Sul-Americanos acontecem de 29 de setembro a 8 de outubro em Santiago, no Chile.

Santacruzense - AnúncioA seletiva será a primeira competição disputada pelo atleta da academia Pira Olímpica em 2017. O treinador do ginasta, Daniel Biscalchin, admite que a situação não favorece Diogo. “É claro que o fato de não ter competido neste ano é ruim, pois não há margem de tempo para corrigir e melhorar. Mas, o Diogo não parou e está treinando bem desde do começo do ano. De qualquer forma, fizemos um trabalho legal com ele, buscando a melhor e mais segura série para que ele possa fazer bem e entrar mais confiante”, afirmou o técnico.

Daniel Biscalchin está confiante na conquista da vaga. E, se o atleta se classificar em primeiro lugar, o resultado pode, inclusive, ser benéfico para o próprio treinador. “Nós estamos confiantes de que ele consiga entrar na delegação que vai participar dos Jogos Sul-Americanos. O que queremos é tentar encerrar a seletiva em primeiro lugar. O critério indica que o técnico da seleção brasileira no evento será aquele que tiver o atleta como primeiro classificado para a competição”, disse.

“O Diogo tem enorme potencial, tem condições sim e vamos fazer de tudo para que consiga o objetivo dele. Os Jogos Sul-Americanos reúnem atletas de todos os esportes, é um evento muito legal e que tem muita importância para nós”, completou o treinador. A expectativa de Biscalchin é fácil de entender: basta ver o retrospecto recente do pupilo. Em 2016, Diogo Soares foi campeão sul-americano infantil e juvenil de ginástica artística, quando a competição foi disputada em Cochabamba, na Bolívia.

Início