+ Esportes

Copa Interior chega à última etapa classificatória

Prova será realizada durante o São Pedro Adveture no mês de setembro

Copa Interior de Triathlon
A Copa Interior de Triathlon reúne outras duas variantes: aquathlon e duathlon (Foto: Ilustração)

São Pedro recebe entre os dias 10 e 11 de setembro a sexta etapa da Copa Interior de Triathlon, prova que acontece durante o São Pedro Adventure. O evento define os últimos classificados para a etapa dos campeões, que será realizada em Piracicaba no mês de outubro com os campeões de cada categoria. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.copainterior.com.br ou via e-mail contato@chelso.com.br – grupos de competição têm desconto. A competição, organizada pela Chelso Sports & Business, reúne as modalidades aquathlon fitness e sprint, duathlon fitness e sprint, triathlon fitness e sprint.

O triathlon surgiu na década de 1970, nos EUA, e foi desenvolvido quase ‘sem querer’

A largada acontece no Parque Maria Angélica – rua Maestro Benedito Quintino. A programação será aberta no sábado (10), com a Copinha Run Kids, corrida infantil que tem início previsto a partir das 15h. As distâncias variam de acordo com a idade dos competidores. As primeiras a largar serão as crianças de 2 e 3 anos, seguidas pelas de 4 anos, ambas no percurso de 50 m. Na sequência, serão realizadas as provas para 5 anos (100 m), 6 anos (100 m), 7 anos (200 m), 8 anos (200 m), 9 anos (300 m), 10 anos (300 m), 11 anos (400 m) e 12 anos (400 m).

O evento inclui as provas de aquathlon fitness (375 m de natação e 2 km de corrida), sprint (750 m de natação e 5 km de corrida), sprint triathlon (750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida), fitness triathlon (375 m de natação, 5 km de ciclismo e 2 km de corrida), sprint duathlon (2,5 km de corrida, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida) e fitness duathlon (1 km de corrida, 5 km de ciclismo e 2 km de corrida). No domingo (11), a primeira largada está prevista para ser dada às 7h.

HISTÓRICO

O triathlon surgiu na década de 1970, nos EUA, e foi desenvolvido quase ‘sem querer’ no San Diego Track Club. No período de férias, os atletas do clube californiano recebiam planilhas para realizar exercícios de ciclismo, corrida e natação. A atividade agradou os atletas, que começaram a organizar competições envolvendo as três modalidades, posteriormente chamadas de triathlon. No Brasil, o esporte chegou em 1981. Desde 2000, a categoria integra os Jogos Olímpicos.

A Copa Interior reúne ainda outras duas variantes: aquathlon e duathlon. A primeira, cujo nome é equivocadamente confundido com biathlon, envolve natação (disputada em águas abertas) e corrida, e se destaca pelo dinamismo. Já a prova de duatlhon tem o percurso iniciado e finalizado pela corrida, com trecho intercalado de ciclismo. A segunda transição – ciclismo para a corrida – é considerada a mais difícil. Mais informações podem ser encontradas via Fan Page (Copa Interior de Triathlon) ou pelos telefones (19) 3042-5216 e (19) 3042-5316.

Início