Ginástica Artística

Com nove ginastas, Pira Olímpica estreia em 2016

Grupo de Piracicaba disputa os Jogos Abertos da Juventude em Caraguatatuba

Felipinho Augusto, atleta de ginástica artística da academia Pira Olímpica
Felipinho Augusto é atleta de ginástica artística da academia Pira Olímpica (Foto: Líder Esportes)

A temporada 2016 começa neste fim de semana para a equipe piracicabana de ginástica artística. Nove ginastas representam a academia Pira Olímpica nos Jogos Abertos da Juventude, que estão marcados para sábado (18) e domingo (19) na cidade de Caraguatatuba – cinco meninas e quatro meninos participam do evento, aberta para atletas com limite de 19 anos. Os destaques da equipe dirigida pelo técnico Daniel Biscalchin são Felipinho Augusto e Diogo Soares, que disputam categoria sub-16.

Principal nome da modalidade em Piracicaba, Diogo Soares terá pelo menos sete compromissos importantes neste ano. Além dos Jogos Abertos da Juventude, o ginasta representa a cidade em julho nos Jogos Regionais, que acontecem em Pirassununga. Em agosto, o atleta disputa o Campeonato Paulista juvenil, em São Bernardo do Campo – também no ABC Paulista, ele participa do torneio estadual infantil e dos Jogos Abertos do Interior, ambos em setembro.

O ano de 2016 ainda reserva duas competições nacionais. A revelação da academia Pira Olímpica compete pelas categorias juvenil e infantil no Campeonato Brasileiro – as etapas serão realizadas em Belo Horizonte e Belém, respectivamente. Aos 14 anos, Diogo Soares venceu tudo o que disputou no circuito estadual e nacional. Em 2015, o ginasta piracicabano garantiu o bicampeonato sul-americano individual geral, em Rosário, na Argentina.

APRENDIZADO

Além de Felipinho Augusto e Diogo Soares, a equipe piracicabana viaja para Caraguatatuba com ginastas iniciantes, que serão acompanhados pela atleta Vanessa Clemente – a ginasta será auxiliar de Daniel Biscalchin no evento. “São meninas com média de idade na casa dos 12 anos, vão mais para participar, sem cobrança em relação aos resultados”, explicou Vanessa, que em 2016 vai disputar os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior.

Início