Karatê

Com 8 atletas, equipe disputa etapa do Nacional

Hernani e Natalia entram como favoritos no Brasileiro Zonal em Vitória (ES)

Natalia Brozulatto é a favorita para vencer a etapa do Brasileiro em Vitória (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

A capital capixaba Vitória (ES) recebe a partir desta quinta-feira (8) a etapa de classificação do Campeonato Brasileiro de karatê, competição que dá vaga aos quatro melhores colocados de cada categoria para a fase final do Nacional, agendado para o mês de outubro, em Salvador (BA). As lutas acontecem sexta-feira (9), sábado (10) e domingo (11). A Sport Way/Selam/AFPMP/JF Comercial/Onodera/Apreciate/Vertra/Sorvetes Noblita vai ao evento com oito atletas, além do técnico Diego Spigolon.

Natalia Brozulatto e Hernani Veríssimo, que viajam sábado (10) ao lado do treinador, entram como favoritos nas categorias -68 kg e -75 kg, respectivamente. A delegação piracicabana ainda conta com Francielle Lima e Maria Eliza, que disputam duas categorias no Espírito Santo: ambas competem o sub-21 e o sênior, a primeira no peso -50 kg, enquanto a segunda luta pela divisão -55 kg. Deivid Cavalcante (sênior, -67 kg), Frederico Felipe (sub-21, -60 kg), Helio Oliveira (sênior, +84 kg) e Nádia Borges (júnior, kyu abaixo, +59 kg) completam o elenco.

AVALIAÇÃO

“De modo geral, nós estamos esperando uma competição forte, embora seja uma etapa classificatória. A FPK (Federação Paulista de Karatê) liberou os atletas para participar apenas desta etapa, ou seja, de 1.200 atletas inscritos, mais de 700 são paulistas. O nível será alto e nós esperamos que os atletas mais experientes como a Natalia e o Hernani encabecem os bons resultados. Ambos acabaram de voltar do Pan, uma competição muito difícil e foram bem, ainda que a Natalia tenha batido na trave em relação a medalhas”, disse Spigolon.

O treinador destacou o papel de Natalia e Hernani em Vitória. “Eles são favoritos e é importante que estejam bem, pois a etapa vale 40 pontos para o ranking nacional. A Maria Eliza e a Francielle venceram o Paulista com autoridade no sub-21 e no sênior, e também chegam bem credenciadas. O Fred vai disputar pela primeira vez a etapa classificatória sub-21 do Brasileiro, mas fez um trabalho de base muito bem feito, chegando à seleção brasileira e ganhando competições de alto nível. Vamos enfrentar bons adversários, mas estou convicto de que os atletas estão preparados para ir bem”, completou o técnico.

Início