Opinião

Chegou a hora da mudança!

Já são 287 minutos sem um “golzinho” sequer no Paulistão – o XV é único entre os 20 times que ainda não marcou. Se levarmos em conta as três partidas da Copa Paulista, então o número dobra. Está complicada a vida do torcedor quinzista neste início de ano. Nas duas últimas partidas, o futebol apresentado ficou muito longe do esperado. Posse de bola e boa marcação, mas um ataque inoperante, porque a bola sequer “chega” ao centroavante. Um verdadeiro ataque de… Risos! Para ter ideia da situação, o jogador que mais finalizou da equipe até aqui (entenda por finalizações os chutes certos) foi o lateral-esquerdo Julinho: apenas duas.

Chegou a hora de mudança. Seja ela de atitude ou de qualquer outra coisa. Claudinho Batista não pode ser teimoso e tem que mudar. A declaração do experiente Héverton deixou evidente o que os jogadores pensam do esquema tático do treinador. “Ele está implantando um sistema que, na minha opinião, é legal, é bom, mas tem de dar liga. Se não der liga o mais rápido possível, acredito que tem de voltar para o trivial mesmo”. Pronto! Falou e disse. Talvez, o jogador não tenha agido bem ao “questionar” o trabalho do treinador publicamente, mas uma coisa é certa: falou a verdade.

No futebol atual, é necessário você analisar o desempenho, rendimento e, principalmente, os resultados de uma equipe. Por mais que a mesma mostre qualidade técnica, posse e toque de bola, os resultados até o momento foram ruins. Quando isso ocorre, o treinador precisa mudar. Tanta insistência e teimosia demasiada na escalação desse ou daquele jogador ou em um esquema de jogo, por exemplo, que no papel pode ser bacana, mas na pratica é inviável, se tratando de XV de Piracicaba, pode ser crucial para continuidade do trabalho de Claudinho Batista.

Serão três partidas seguidas no Barão da Serra Negra. Apesar de enfrentar um grande, o Alvinegro precisa somar no mínimo sete pontos se quiser sofrer menos, sonhar mais e aliviar a pressão em cima do treinador e dos dirigentes. Nesta quarta-feira (17), estarei transmitindo pela Jovem Pan News o jogo do XV diante do Rio Claro, às 17h. Conto com sua audiência, por meio do dial do AM 910 Khz e no site oficial da rádio.

Leandro Bollis é jornalista, narrador esportivo da Rádio 105FM há cinco anos e comentarista do programa Século 21 Esporte na Rede Século 21. 

Início