Boxe

Calendário é definido; equipe faz planejamento

Dupla revelada em projeto de base estreia dia 19 no Campeonato Paulista

Aline Claudino, atleta de boxe do Centro Esportivo MR de Piracicaba
Aline Claudino é uma das candidatas ao título paulista deste ano (Foto: Leonardo Moniz/Líder Esportes)

Os estreantes Thiago Nunes e Julia Alves, revelados pelo PDB (Projeto Desporto de Base), serão os primeiros atletas a entrar no ringue em 2017 para defender a equipe do Centro Esportivo MR/Unimep/Selam/PDB/Fumdeca. A dupla participa do Campeonato Paulista de Cadetes, competição agendada para o dia 19 de março no Centro Olímpico, em São Paulo. De calendário definido, o grupo comandado pelo técnico Marcos Ribeiro e pelo auxiliar Gustavo Zandoval passa pelo primeiro estágio do treinamento periodizado.

Além do trabalho de competições, o Centro Esportivo MR oferece aulas gratuitas para a população

“O trabalho inicialmente envolveu atividades gerais e de fundamentos. Com o calendário em mãos, o treinamento é mais específico, de periodização. Começamos com o fortalecimento, depois o trabalho aeróbio seguido pela resistência anaeróbia e, por fim, finalizando com o trabalho de força e potência. Na semana antes da luta, fazemos a parte tática de acordo com o adversário”, explicou Ribeiro. Em 2017, a equipe piracicabana planeja a disputa de sete competições. O foco principal é dividido entre o Campeonato Brasileiro e os Jogos Abertos do Interior.

“Cada competição estadual é classificatória para o Brasileiro, que é o foco máximo para os atletas. A categoria cadete é para atletas adolescentes e vamos com o Thiago e a Julia, que farão suas estreias. Eles vieram do PDB, começaram no projeto. O Thiago é um atleta peso mosca-ligeiro (-48 kg), enquanto a Julia disputa o peso leve (-60 kg). A expectativa é ir bem e chegar à competição nacional”, contou o treinador. Em maio, o grupo participa do Campeonato Paulista de Elite em São Vicente, torneio que também é classificatório para o Brasileiro. Na sequência, acontece o Grand Prix.

A competição realizada em Sorocaba antecede os Jogos Abertos do Interior e, segundo o técnico, é importante para avaliar a equipe. “O nível é alto e a participação deixaria os atletas no ritmo ideal”, afirmou Ribeiro, que espera manter a escrita dos últimos cinco anos, quando Piracicaba sempre frequentou o pódio nos Abertos. “Nós temos um aporte da secretaria (Selam), que aposta muito em competição. Nós apostamos muito neste apoio e a meta não é apenas manter, mas melhorar os resultados. Evidentemente, o ano está começando agora e toda competição é uma nova história, mas vamos estar preparados para dar o nosso melhor”, concluiu.

SERVIÇO

As aulas de boxe gratuitas continuam a ser oferecidas pelo Centro Esportivo MR  de segunda a quinta-feira, no período da tarde, entre 14h e 17h. Nas sextas-feiras, as atividades acontecem entre 15h e 16h30. No Ginásio de Lutas e Artes Marciais, localizado no bairro Jaraguá, as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras pela manhã, das 9h às 10h30, e também às terças e quintas-feiras pela noite, das 19h às 20h30. O Centro Esportivo MR está localizado à rua Dona Hilda, 366, bairro Pauliceia. Neste momento, a equipe prioriza o trabalho de base, com ensino de fundamentos do boxe e condicionamento físico. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones (19) 3302-8459 ou (19) 9.8305-6451

Início