Futebol

Busca por vaga na Série D começa em São Paulo

Corinthians e XV estreiam no Campeonato Paulista em Itaquera, a partir das 17h

Claudinho Batista, treinador do XV de Piracicaba
Claudinho Batista tem o desafio de colocar o XV na Série D do Brasileiro (Foto: Líder Esportes)

“Vejo o XV como um dos classificados. É somente assim que carrego a minha vida, esperando ter sucesso”. A expectativa do técnico Claudinho Batista quanto ao futuro do XV de Piracicaba no Paulistão 2016 será colocada à prova a partir deste domingo (31). Às 17h, os jogadores do Nhô Quim entrarão em campo não apenas com a missão de vencer o Corinthians em Itaquera, mas também de iniciar uma trajetória que possui como única finalidade recolocar o clube no cenário nacional.

Na pré-temporada, o XV fez três jogos-treinos, com saldo de dois empates e uma vitória

O Alvinegro não disputa qualquer uma das divisões do Campeonato Brasileiro desde 2003. Por isso, no segundo semestre dos últimos anos, a equipe participou da Copa Paulista, torneio que desperta pouco interesse da torcida e não é financeiramente rentável para a agremiação. O XV, então, tem buscado se classificar à Série D desde que retornou à elite do futebol estadual, em 2012. Nesta temporada, o Nhô Quim concorre com mais 11 times por uma das duas vagas disponíveis para o Estado de São Paulo.

O Alvinegro, no entanto, já começa a competição com desfalques. O meia Gerson Magrão, por conta de uma fratura na costela, deve voltar aos gramados daqui cerca de um mês. Por outro lado, o volante Clayton se recuperou de uma fratura no nariz, mas retornou aos treinos com bola nesta última semana e ainda não reúne condições de jogo.  O lateral-direito Canavarros, que sofreu uma parada cardíaca na segunda-feira (25), está fora do certame. Mesmo sem problemas físicos, o meia Gilsinho e o atacante Rivaldinho também não podem atuar em São Paulo, pois não foram inscritos a tempo para a primeira rodada.

Na pré-temporada, foram três testes: empate por 1×1 contra o Velo Clube; vitória sobre o Tianjin Quanjian, da China, pelo placar de 2×1; e nova igualdade contra a Caldense-MG, mas sem gols. Claudinho aposta no sistema tático 4-2-3-1, cujas variações dependem da situação de jogo (4-3-3 atacando e 4-1-4-1 defendendo). A provável escalação é a mesma que começou o jogo-treino contra a Caldense-MG, exceção feita ao lesionado Gerson Magrão, que cede a vaga para Aloísio.

O XV se encontra no Grupo C, ao lado de Osasco Audax, Capivariano, Ferroviária e São Paulo. Ao longo da primeira fase, as equipes enfrentam somente os outros 15 integrantes das outras chaves, em turno simples. Os dois primeiros colocados de cada grupo se enfrentam nas quartas de final, em jogo único, na casa do time com a melhor campanha – o mesmo acontece na semifinal. A final será disputada em duas partidas.

DESMONTAGEM

Atual campeão brasileiro, o Corinthians perdeu cinco titulares para 2016 – Gil, Ralf, Jadson, Renato Augusto e Vagner Love – e ainda deve perder mais um. O atacante Malcom viajou neste sábado (30) rumo à França para acertar os últimos detalhes com o Bordeaux e, portanto, não foi relacionado para o confronto diante do XV. O favorito para substitui-lo é Lucca. A equipe treinou hoje pela última vez no palco da estreia.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS

CORINTHIANS

Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique; Romero, Elias, Rodriguinho e Lucca; Danilo. Técnico: Tite

XV DE PIRACICABA

XV DE PIRACICABA

Bruno; Daniel Damião, Fabio Sanches, Heitor e Julinho; Magal e Léo Salino; Henrique Santos, Aloísio e Diney; Rodrigo Silva. Técnico: Claudinho Batista

Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra | Horário: 17h | Local: Arena Corinthians | Transmissão: Globo

11043021_735466709885943_7459301114442554298_n

Início