Futebol

Brecha na lei poderia tirar XV da Copa Paulista

FPF estuda caso, mas deve confirmar time piracicabano no torneio estadual

A participação do XV de Piracicaba na Copa Paulista 2017, em substituição ao Marília, que desistiu da disputa, ainda não está completamente definida. A informação foi apurada nesta segunda-feira (19). A indefinição se baseia no quarto e quinto parágrafos do capítulo três do Estatuto do Torcedor,  que afirmam que “o regulamento definitivo da competição será divulgado 45 dias antes do início” e que “é vedado proceder alterações no regulamento da competição desde sua divulgação definitiva. O departamento de competições da FPF (Federação Paulista de Futebol) estuda o caso.

Em abril, o XV havia anunciado que abriria mão de disputar a Copa Paulista 2017 e assim o comunicou à FPF. Porém, com a campanha ruim na Série D do Campeonato Brasileiro e com a desistência do Marília, o clube voltou atrás e foi incluído dia 12 de junho na competição estadual, que tem início programado para o dia 30 do mesmo mês. O período poderia abrir brecha para ações apontando a irregularidade. A FPF avalia que a substituição de equipes não seria entendida pela lei como alteração no regulamento.

INTERPRETAÇÃO

De acordo com dois especialistas em direito esportivo procurados pela reportagem, é mínima a possibilidade de a saída do Marília para a entrada do XV, duas semanas antes do início da competição, ser interpretada como ilegal, sobretudo pelo fato de a FPF publicar a adequação ao Regulamento Específico da Copa Paulista. Os advogados, entretanto, alertam para o fato de que é possível, embora improvável, que a federação receba ações na Justiça Comum pelo fato de a adequação não ter sido publicada dentro do prazo estabelecido pela lei.

De momento, o XV está mantido e vai defender o título conquistado em 2016. O clube alega que consultou a FPF, que solicitou o envio de um ofício manifestando o interesse em participar da Copa Paulista, o que posteriormente foi aceito pela federação com a desistência do Marília. No caso de não haver nenhuma surpresa, o Alvinegro estreia no dia 3 de julho, às 20h, contra o Penapolense no Barão da Serra Negra. O XV de Piracicaba está no Grupo 1, ao lado de Ferroviária, Linense, Mirassol, Noroeste, Penapolense e Velo Clube.

Início