Boxe

Boxe piracicabano é homenageado na capital

Aline Claudino, Bruno Paiva e Marcos Ribeiro recebem as homenagens

Marcos Ribeiro, treinador de boxe da equipe Luzitano Piracicaba
Marcos Ribeiro, treinador de boxe da equipe Centro Esportivo MR, será homenageado (Foto: Líder Esportes)

Campeã paulista de boxe, a atleta piracicabana Aline Claudino será homenageada nesta sexta-feira (17), na Câmara Municipal de São Paulo, pelo título conquistado. A homenagem, promovida pelo judoca e vereador Jean Madeira, também será feita ao técnico Marcos Ribeiro e ao pugilista Bruno Paiva, também representantes do Centro Esportivo MR/Selam/Unimep. O evento está marcado para as 19h e será dedicado aos praticantes de esportes de combate no Estado, entre eles o boxe.

“É uma honra ser lembrado pela dedicação ao esporte, mostra que o trabalho realizado em Piracicaba está sendo bem feito e, para nós, é um reconhecimento importante”, afirmou o treinador, que já trabalha com Aline Claudino de olho no próximo objetivo da temporada: o Campeonato Brasileiro. A boxeadora vai disputar a competição nacional em Cuiabá (MT), entre os dias 10 e 17 de julho – na ocasião, ela representa o Estado de São Paulo.

HISTÓRICO

Aline Claudino tem 25 anos e luta na categoria meio-médio ligeiro (64 kg). A atleta começou a praticar esportes ainda criança, quando jogou futebol e capoeira, mas foi levada pela mãe, dona Idalina, ao Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas para treinar basquete no PDB/Selam (Projeto Desporto de Base). No esporte da bola ao cesto, foram quatro anos antes de chegar ao time adulto, quando Aline abriu mão da modalidade. O boxe também surgiu na vida da atleta também por conta de dona Idalina, que a levou ao clube do Palmeirão.

“Com a evolução nos treinos, logo despertou o interesse pelas competições. A primeira luta foi em 2010, em São Paulo, mas ela não saiu satisfeita com o desempenho apresentado. A Aline então começou a treinar visando competições, escolheu uma categoria e ganhou mais experiência para lutar no mesmo nível que as adversárias”, contou Marcos Ribeiro. “Para chegar e se manter no alto rendimento, não basta força de vontade, existem outros fatores e a Aline é muito perseverante para buscar os objetivos dela”, afirmou o treinador.

Em seis anos de carreira, a piracicabana conquistou a segunda colocação no Cinturão de Ouro 2014 e, ainda naquele ano, foi campeã paulista – título inédito para Piracicaba. No Brasileiro, Aline Claudino ficou com o bronze. No ano passado, a lutadora foi vice-campeã estadual e alcançou a prata nos Jogos Abertos do Interior. Na atual temporada, veio o título paulista logo na estreia. “A Aline é sinônimo de determinação, força e perseverança. É uma das grandes apostas da modalidade”, completou Marcos Ribeiro.

Aline Claudino, pugilista da equipe de boxe do Centro

Aline Claudino conquistou em São Vicente o título paulista da atual temporada (Foto: Líder Esportes)

Início