Corpo & Mente

Benefícios de quem tem um personal trainer

Personal Trainer - Coluna Evandro Delamuta

Não sei se para vocês é tão visível quanto para nós, que trabalhamos em academias todos os dias. Mas, quantas pessoas que você conhece que treinam há anos, pelo menos quatro vezes por semana e não evoluem? Algo está errado, vocês não acham? Com certeza! E uma delas é o treino. Por que, então, é importante treinar com um personal trainer? Quando você contra um personal trainer, você está contratando um serviço, mas o que vendemos são os resultados.

Para que você possa obter resultados positivos, é necessário todo um planejamento a médio e longo prazos, o qual chamamos de periodização. Dentro desse planejamento, serão realizados treinos específicos, conforme seus objetivos e restrições. O acompanhamento de um personal trainer otimiza os resultados e garante a maximização dos benefícios da prática de exercícios físicos regulares, entre eles:

  • Treinamento na intensidade correta, chegando à falha concêntrica;
  • Prevenção de lesões mesmo treinando em alta intensidade;
  • Motivação;
  • Disposição, melhora da qualidade do sono, melhora da auto-estima, melhora do estresse.

Trata-se de um investimento para a saúde, pois ajuda a controlar os níveis de colesterol, melhora a sua função cardiopulmonar e o seu coração irá trabalhar com mais eficiência, além de ajudar no controle da pressão arterial. Boa parte da população é pré-diabética, e o exercício tira a pessoa desta condição. Se você tem problemas articulares, ósseos ou em tendões, o exercício físico pode amenizar o quadro, levando a uma estabilização desta patologia e na grande maioria dos casos, cessando as dores.

A musculação e os exercícios físicos só têm o que agregar para nossa qualidade de vida. Não existe contra indicação alguma, o problema não está em treinar – e sim em como você treina. É na intensidade correta? Volume? Execução correta? Descanso? Treinar é extremamente benéfico para a vida cotidiana. Se você puder contratar um personal trainer, estará realizando um grande investimento em você e, principalmente, em sua saúde.

Evandro Delamuta é personal trainer e colunista do portal LÍDER

Início