Corpo & Mente

Balanço energético: como funciona?

Balanço energético - Coluna Rene Mattos

O balanço energético é a principal ferramenta para entendermos o processo de emagrecimento ou ganho de peso. Quando temos um balanço positivo, estão sobrando calorias não gastas ao longo do dia, que se transformarão em peso corporal; por outro lado, quando o balanço for negativo, você passará a perder peso. Para sabermos se nosso balanço é positivo ou negativo, basta somar a quantidade de calorias gasta durante o dia e subtrair a quantidade de calorias consumidas por você no mesmo período.

É claro que você precisará do auxílio do nutricionista para fazer o cálculo. Mas, para entendermos como funciona, digamos que durante um dia o corpo gaste 1.500 calorias para realizar todas as suas atividades, porém, sua ingestão de alimentos, tanto sólidos quanto líquidos, seja de 1.800 calorias. Isso significa que, todos os dias, 300 calorias estarão sobrando. Sabendo que 1 kg de gordura tem 7.700 calorias, em aproximadamente 26 dias, você terá ganho 1 kg de gordura.

Então, aquele ‘bombom’ depois do almoço faz uma grande diferença, não é? Porém, usando o mesmo exemplo, se a pessoa começa a praticar alguma atividade física todos os dias que a faça gastar 400 calorias, o balanço energético já passa a ser de 100 calorias negativas, o que resultará numa perda de 1 kg de gordura em pouco mais de um mês. Estamos exemplificando aqui a grosso modo, pensando em pessoas que não seguem um plano alimentar, e não possuem o hábito de praticar atividades físicas.

Para cuidar do seu corpo, você não precisa de loucuras nem fórmulas milagrosas. Não precisa seguir o treino da moda, muito menos a dieta de pessoas que têm um corpo diferente ao seu. Cada um de nós é único, e respondemos de formas diferentes a cada situação. Procure sempre a ajuda de profissionais, que saberão mensurar o que é ideal para você, de forma motivadora e eficiente.

Rene Mattos é personal trainer

Início