Canoagem

Ascapi estreia na temporada em Minas Gerais

Vinicius Assarice vai em busca uma vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude

Gustavo Gozzo, treinador da Associação de Canoagem de Piracicaba - Ascapi
O técnico Gustavo Gozzo diz que a ideia é formar uma nova equipe nesta temporada (Foto: Arquivo Pessoal)

As aulas na escolinha da Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba) começam no dia 22 de janeiro, mas a equipe de competição liderada pelo técnico Gustavo Gozzo encara o primeiro desafio da nova temporada três dias antes. No dia 19, o treinador embarca para Muzambinho (MG), cidade que será palco para a disputa da Seletiva Nacional para os Jogos Olímpicos da Juventude. Na ocasião, o atleta Vinicius Assarice entra na água em busca de uma vaga no torneio internacional.

Assarice encerrou 2017 em alta, com a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom para Iniciantes, realizado no mês de dezembro, em Piraju. O tempo de 70s16 rendeu a ele o vice-campeonato na categoria menor. Ao lado do também piracicabano Nicolas Kim Orsi, o atleta ainda  ficou em terceiro lugar na C2 masculino júnior pela mesma competição. O evento reuniu cerca de 150 competidores nas corredeiras do rio Paranapamena.

Os bons resultados conquistados no ano passado deixam o técnico confiante para manter a sequência positiva. “As nossas expectativas são boas, pois a evolução apresentada pelos atletas mostra que o trabalho está sendo bem feito. Apesar das dificuldades que enfrentamos em 2017, o grupo sempre treinou com empenho e isso se reflete no número de medalhas que conquistamos”, afirmou Gustavo Gozzo. Em 2018, a Ascapi colocou mais um atleta na seleção brasileira: Bruno Cataldo irá treinar com a equipe nacional em Foz do Iguaçu, a exemplo do que já acontece com Denis Quellis.

Vinicius Assarice, atleta de canoagem da Ascapi

Vinicius Assarice quer iniciar o ano como acabou 2017: em alta (Foto: Marcela Teixeira/Divulgação)

PROGRAMAÇÃO

Perguntado sobre o planejamento para o ano, o treinador disse que aguarda a definição do calendário estadual, porém, espera uma maratona de eventos ao longo da temporada. “A CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) já divulgou a programação, estamos esperando agora as datas de competições estaduais. Vamos participar de muitas competições, mas estamos preparados. A base é a mesma de 2017, com alguns meninos que saíram por conta das dificuldades que enfrentamos. A ideia agora é formar uma nova equipe”, completou.

Início