Tiro com Arco

Arqueria Piracicaba disputa Sul-americano no RJ

Gibi Fernandes e Fábio Ramos embarcam nesta quinta-feira para Saquarema

Gibi Fernandes, arqueiro da equipe Arqueria Piracicaba/Selam
Gibi Fernandes espera ficar entre os três melhores em Saquarema (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

Os arqueiros Gibi Fernandes e Fábio Ramos embarcam nesta quinta-feira (10) rumo a Saquarema (RJ) para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Field, Hunter e Animal Round, competição oficial da IFAA (International Field Archery Association) e realizada pela Field Brasil. A dupla representa a equipe Arqueria Piracicaba/Selam na categoria AMFU, adulto masculino, estilo livre. O evento acontece entre os dias 12 e 14, no Hotel Fazenda Serra Castelhana. Nesta sexta-feira (11), será feita a checagem dos equipamentos.

Com mais de 150 atletas inscritos, a competição será dividida em duas rodadas de 14 alvos, totalizando 28, com as distâncias de tiro variando entre 6 m e 64 m. Gibi participa do Sul-americano pela segunda vez na carreira. Em 2013, foi 16º colocado. A expectativa agora é brigar pelo pódio da nova categoria. “Minha ideia é brigar para ficar entre os três primeiros colocados, pelo menos próximo deles. Em três anos, não dá tempo de ficar ‘craque’. A ideia é melhorar cada vez mais”, disse.

Sem espaços fixos para treinar, a dupla faz a preparação diária às margens da Rodovia do Açúcar. “Prejudica muito. Sem espaço adequado, não temos condições ideias para trabalhar. O único espaço que temos é o Varejão do Alvorada. Além de não poder treinar durante o dia, o local é limitado no que diz respeito às distâncias”, contou Gibi, que detalhou a precisão exigida pela categoria AMFU. “Há somente um pino como referência e usamos estabilizador longo, isso aumenta muito a dificuldade quando há vento, por exemplo. A lente funciona como se fosse uma luneta e amplia a visão, mas, qualquer desvio de direção, nas distâncias curtas e longas, dificulta o acerto”.

TEMPORADA

Atual terceiro colocado no Campeonato TAP (Tiro com Arco de Pedreira) e top 10 da FPAF (Federação Paulista de Arco e Flecha), Gibi tem o calendário ‘apertado’ neste fim de ano. Após o Sul-americano, o atleta disputa nos dias 27 e 28 o Brasileiro Field,  em Campinas. No dia 4 dezembro, ele partida da final do TAP, em Mogi Mirim. Finalmente, dia 11 de dezembro acontece a decisão do Campeonato AVA (Arqueiros do Vale), em Santa Isabel. “É um ano que mudei de categoria, para mim é uma temporada de adaptação e ainda assim, estou buscando resultados. Claro que quero evoluir, mas estou satisfeito”, disse o atleta, que tem apoio da CSP Archery (Sandro Pezente).

Fábio Ramos, arqueiro da equipe Arqueria Piracicaba/Selam

Fábio Ramos também representa a equipe Arqueria Piracicaba/Selam (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes)

Início