Basquete

Alvinegro prioriza atletas locais para temporada

Em fase de montagem de elenco, equipe feminina do XV inicia treinos dia 1º

Basquete feminino do XV de Piracicaba
O Nhô Quim não participará do Campeonato Paulista neste ano (Foto: Adilson Zavarize/Divulgação)

O técnico da equipe feminina do XV de Piracicaba, Ariel Rodrigues, dará prioridade a atletas locais na formação do elenco para a temporada 2016. De olho no campeonato da ARB (Associação Regional de Basquete), o treinador planeja fechar o time até este fim de semana, com 12 ou 13 jogadoras. O Nhô Quim iniciará os treinos na próxima terça-feira (1).

O time disputará o torneio da ARB, os Jogos Regionais e os Jogos Abertos

“Teoricamente, vamos disputar um torneio com um nível um pouco menor, mas também teremos um investimento menor na nossa equipe. Tentaremos contar com mais meninas da cidade. Creio que será um campeonato com um nível bom para nós, principalmente porque estaremos treinando para disputar os Jogos Regionais em julho”, disse Rodrigues.

A competição começará em abril, com encerramento previsto para novembro, e tem nove equipes inscritas. Nesta terça-feira (23), o Alvinegro conheceu seus adversários no torneio: Caieiras, Itupeva, Itatiba, Araras, Santa Barbara d’Oeste, Itu, Iracemápolis e Sorocaba. A maior dificuldade, segundo o técnico, será o fato de que o XV/Unimep/Amhpla/Selam não tinha o costume de enfrentar esses times.

“Não conhecemos muito as equipes. Conhecemos apenas Santa Bárbara d’Oeste, que fez a final contra nós nos Jogos Regionais do ano passado. Não conhecemos as outras equipes porque ficamos alguns anos só disputando o Campeonato Paulista”, informou o comandante. Na primeira etapa do certame, todas as equipes se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros colocados avançam de fase.

“Não vamos fazer nada sem planejamento ou algo que vá comprometer os nossos recursos. Por essa razão, o campeonato da ARB é nossa melhor escolha para manter o elenco adulto feminino em plena atividade”, afirmou o presidente da Associação de Basquete XV de Piracicaba, Denismar de Jorge. Durante o ano, o Nhô Quim também disputará os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior.

Início