Basquete

Alvinegro inicia defesa de títulos no 1º semestre

Time feminino disputa a Liga ARB; equipe masculina participa do Novo Milênio

Fernanda Lu, pivô da equipe feminina de basquete do XV de Piracicaba
A pivô Fernanda Lu deve permanecer no XV em 2017 (Foto: Mauricio Bento/Líder Esportes/Orientec)

O primeiro semestre do basquete piracicabano terá missão parecida para as equipes feminina e masculina do XV de Piracicaba. Ainda aguardando a divulgação do calendário, os dois times iniciam em abril a defesa dos títulos conquistados no passado. O elenco feminino, dirigido pelo técnico Ariel Rodrigues, entra em quadra para revalidar a façanha alcançada em 2016, quando foi campeão invicto da Liga ARB (Associação Regional de Basquete). Já o plantel masculino, treinado por Leonardo Camargo, volta a jogar o Torneio Novo Milênio após seis temporadas.

A curiosidade para a equipe dos homens é que a última edição do Novo Milênio aconteceu em 2011. Naquele ano, o Nhô Quim conquistou o título inédito no Ginásio Municipal Alberto Cecconi, em São José do Rio Preto. A vitória por 71×64 contra o América encerrou os playoffs na quarta partida e colocou ponto final em uma campanha com 19 triunfos em 25 jogos, com 100% de aproveitamento em casa. No elenco atual, são três remanescentes: o pivô Luciano, o ala-pivô Fransérgio e o ala-armador Léo Oliveira.

Perguntado sobre os reforços para 2017, Camargo diz que a diretoria aguarda definições sobre o orçamento para a temporada. O treinador, porém, garante que o grupo está motivado para a competição. “Estamos treinando normalmente no aguardo definitivo em relação à tabela do Torneio Novo Milênio. A nossa maior motivação é que temos que defender o título da competição. Mesmo que tenha parado por alguns anos, somos a última equipe campeã”, disse o treinador.

FEMININO

Com a base de 2016 mantida, a equipe feminina adulta de basquete do XV de Piracicaba vai disputar novamente a Liga ARB (Associação Regional de Basquete) nesta temporada. Atual campeão, o time comandado pelo técnico Ariel Rodrigues também manteve a base do elenco e treina diariamente no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas enquanto aguarda a divulgação da tabela. A previsão de início para o campeonato é na segunda quinzena de abril. No ano passado, a equipe feminina do Alvinegro sagrou-se campeã invicta da Liga ARB. Foram 11 vitórias conquistadas em jogos disputados pelas fases classificatória e de playoffs.

Início