Futebol

Alvinegro está definido para jogo contra Caldense

Formação deve ser repetida na estreia do Paulistão, dia 31, contra o Corinthians

Claudinho Batista, treinador do XV de Piracicaba
Segundo Claudinho, o clima foi um empecilho nesta pré-temporada (Foto: Michel Lambstein/Divulgação)

Sem rodeios, o técnico Claudinho Batista revelou A escalação que começará o jogo-treino deste sábado (23), contra a Caldense-MG, e que provavelmente entrará em campo para enfrentar o Corinthians, na estreia pelo Paulistão. O treinador do XV de Piracicaba atendeu a imprensa nesta sexta-feira (22), depois de promover um coletivo no estádio Barão da Serra Negra. O Nhô Quim encara o time mineiro a partir das 10h30, em casa. A equipe será formada por Bruno Brígido; Daniel Damião, Fábio Sanches, Heitor e Julinho; Magal e Léo Salino; Henrique Santos, Gerson Magrão e Diney; Rodrigo Silva. “Se tudo correr bem, dentro do que estamos planejando, possivelmente esse mesmo time dará início ao jogo contra o Corinthians”, disse.

De acordo com Claudinho, o XV deve alternar três esquemas táticos durante os jogos

Segundo o comandante, há uma alternância tática no sistema de jogo alvinegro, com oscilações entre os esquemas 4-1-4-1 (esquema utilizado para marcação), 4-3-3 e 4-2-3-1 (ataque). “Iniciamos com uma formação e depois colocamos variações dentro das características dos atletas. Como estamos com dois jogadores rápidos de beirada e um centralizado, procuramos fazer alterações. Temos jogadores inteligentes e de qualidade para isso”, afirmou.

No entanto, quando o campeonato começar, Claudinho Batista também terá que lidar com o aspecto emocional de quem não for titular. “Todo treinador quer um time qualificado. Estou tendo a felicidade de ter. Alguns terão que esperar um pouco (para jogar). Mas há a vaidade do ser humano e não vou trabalhar com quem não aceita as minhas decisões. Procurei, na montagem do plantel, não trazer esse tipo de atleta”, ressaltou.

Em fase final de pré-temporada, o técnico contou qual foi o maior empecilho encontrado pelo Nhô Quim durante esse período: o clima. “Devido às chuvas, não surtia efeito fazer treinamento em campo longo, com o campo empoçado. Tivemos que utilizar em três ou quatro dias o ginásio e campo sintético”, relatou. Por conta do tempo,  o XV também teve um jogo-treino anulado, que seria no último dia 13, diante do União Barbarense.

JOGO-TREINO

Além de ser um teste para o Paulistão, o compromisso deste sábado ainda marcará a apresentação do elenco quinzista à torcida. A entrada será pelo portão 2, localizado na rua Silva Jardim, e requer a doação de 1 kg de alimento não-perecível. Esse será o terceiro  e último jogo-treino do Nhô Quim nesta preparação para o Estadual – o Alvinegro já empatou com o Velo Clube em 1×1 na cidade de Rio Claro e venceu o Tianjin Quanjian, da China, por 2×1 em Atibaia.

Início