Corpo & Mente

Alongamento

Alongamento - Evandro Delamuta

Alongamentos são exercícios que visam aumentar ou manter a flexibilidade. A flexibilidade é a capacidade física relacionada à máxima amplitude de movimento. A musculação e as aulas de ginástica podem ser usadas como manutenção da flexibilidade. Os alongamentos realizados com poucas séries – uma a duas por grupo muscular -, pouco tempo e sem desconforto, são para a manutenção da flexibilidade e tem um comportamento elástico, pois os efeitos imediatos são resultado da flexibilização do componente elástico da unidade musculotendínea.

Já os alongamentos realizados com mais séries – três a cinco por grupo muscular -, com tempos maiores e desconforto tem um comportamento plástico, geram microlesões, e seus efeitos são crônicos, pois acarretam o remodelamento adaptativo da estrutura muscular. O tecido conjuntivo possui propriedade viscoelástica, o componente viscoso permite um estiramento plástico que resulta em alongamento permanente do tecido quando a carga é removida. O componente elástico torna possível o estiramento, que é o alongamento temporário, com o tecido retornando ao seu comprimento anterior depois que o estresse é removido.

Os alongamentos realizados com poucas séries, pouco tempo e sem desconforto, são para a manutenção da flexibilidade

O que mais me perguntam é: o alongamento deve ser feito antes ou depois dos treinos? Pois bem, se vamos iniciar uma atividade onde teremos uma tensão nos tecidos, pois estaremos realizando contrações musculares, alongar-se não seria uma boa opção, principalmente se esse alongamento possuir um comportamento plástico – o que gera microlesões e remodelamento da estrutura muscular, e seu músculo terá menos força contrátil na hora de realizar os exercícios. Se o seu objetivo é melhorar a sua flexibilidade, fale com o seu personal, pois ele deve periodizar o seu treino de flexibilidade junto com o treino de musculação. Já os alongamentos com objetivo de manutenção da flexibilidade podem ser realizados, todos os dias, após o treinamento.

Evandro Delamuta é personal trainer e colunista do portal LÍDER

Início