Aikidô

Aiki Week: semana intensifica valores da arte

Atividades serão realizadas entre os dias 24 e 30 de julho, em Piracicaba

Roney Rodrigues Filho, técnico de aikidô na Escola Aiki Kaizen
Para o sensei Roney Rodrigues Filho, evento é uma experiência de vida aos praticantes (Foto: Líder Esportes)

Pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Aiki Kaizen de Piracicaba organiza o Aiki Week, semana dedicada ao aikidô que será realizada entre os dias 24 e 30 de julho. A programação conta com aulas e atividades como cinema, desenho, exame de graduação, jogos, manuseio de plantas e origami, além da tradicional faxina, que encerra o cronograma. O evento também tem caráter social: em 2017, os participantes terão de contribuir com a doação de um brinquedo que será entregue a crianças carentes no Natal.

De acordo com Roney Rodrigues Filho, sensei fundador da Escola Aiki Kaizen, o evento tem o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência de vida mais intensa dedicada ao dojo. “O aluno terá a oportunidade de entender que o aikidô sempre será uma ponte para as outras coisas. Não existe valor maior do que o aluno poder compreender, através desta experiência, que a nossa escola é a continuação do lar dele”, afirmou o professor, que ressalta valores da arte como comprometimento, ética, honestidade, respeito e solidariedade.

No Aiki Week 2017, os alunos terão a oportunidade de treinar com professores de diferentes escolas. Neste ano, participam das atividades as seguintes escolas: Aiki Kaizen e Áquila de Piracicaba, Aiki Kaizen de Campos de Holambra, Aiki Kaizen de Águas de São Pedro, Aiki Kaizen de Limeira, Aiki Kaizen de Presidente Prudente, Aiki Kaizen de Rio Claro, Aikido Nishiyama de Cotia, Aikido Keiko Dojo de São Carlos, Senshin Dojo de Campinas e Tomodachi Dojo de Americana.

HISTÓRIA

O aikidô é uma arte marcial originária do Japão, criada pelo grande mestre Morihei Ueshiba (1883-1969). A arte busca coordenar atividades conjuntas do corpo e da mente, em unidade com as leis naturais. Para os praticantes, o treinamento comprometido, o domínio de técnicas de concentração e relaxamento, possibilitam o combate ao ‘stress’, a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade. “O importante não é lutar contra o inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso; derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família”, dizia o fundador.

Início