Automobilismo

100 Milhas tem título inédito e tetracampeão

27ª edição do evento foi realizada neste domingo (7) no autoclube local

100 Milhas Piracicaba ECPA
O evento foi realizado neste domingo (7) no autódromo do ECPA (Foto: Marcelo Basso/Divulgação)

Um piracicabano entrou para a lista dos campeões das 100 Milhas Piracicaba ao vencer, pela primeira vez, a prova disputada no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). Neste domingo (7), o piloto Gustavo Favoretto conquistou a corrida entre as gaiolas tubulares. Já entre os carros de turismo – categoria Marcas & Pilotos – a dupla formada por Felipe Giannetti e Rodrigo Stefanini, da equipe Stefanini Racing Team, conquistou o tetracampeonato. A 27ª edição consecutiva do evento comemorou os 249 anos de Piracicaba, além dos 27 anos de criação do ECPA.

Giannetti e Stefanini venceram a prova de ponta a ponta nos carros

Ao longo do fim de semana, a velocidade ‘invadiu’ o autódromo. No sábado (6), aconteceram duas provas de Stock Júnior, ambas vencidas pelo piloto Matheus Stumpf. No domingo (7), a preliminar foi realizada pelas 50 Milhas de Clássicos, categoria composta por carros da década de 1970. Formando um único grid, carros de turismo e gaiolas tubulares partiram, pontualmente às 15h, para as 78 voltas pelo circuito de 2.100 metros.

Com os carros bastante próximos e ultrapassagens acontecendo a todo o momento, Gustavo Favoretto assumiu a ponta antes da metade da prova e se manteve firme, mesmo sofrendo forte pressão, hora por Dito Giannetti, hora de Odair Possa d’Água, que o perseguiu implacavelmente. Porém, a estratégia vitoriosa, que não estava programada, ocorreu durante a troca de pilotos, quando o parceiro Airton Favoretto se negou a assumir ao volante da gaiola.

“Ele é jovem, está muito bem na prova e tem condições de vencer sozinho”, afirmou o veterano, que já venceu a prova em duas oportunidades, nos anos de 1990 e 1992. E a estratégia acabou dando certo – Gustavo levou a gaiola para a bandeira final pela primeira vez. “É muito bom vencer as 100 Milhas Piracicaba, ainda mais para quem já havia batido na trave por duas vezes” afirmou o piracicabano, vice-campeão em duas oportunidades.

MARCAS & PILOTOS

Já entre os competidores de Marcas e Pilotos, a pole foi da dupla formada por Felipe Giannetti e Rodrigo Stefanini que, com uma estratégia perfeita, venceu a prova de ponta a ponta, conquistando o tetracampeonato. “Não foi fácil e, para falar a verdade, acho que a conquista teve um sabor especial. Pois largamos na frente, mas tivemos dificuldade para manter, pois a pressão foi muito forte. Mas, a equipe contribuiu muito, porque nos ajudou a encontrar o acerto perfeito com o carro”, afirmou Rodrigo.

Início